A Rainbow Mountain é conhecida pelo povo peruano como K’ayrawire Wininkunka ou Vinicunca, nome que em língua qechua que significa “pescoço colorido”. Ela também atende pelos nomes de Cerro Colorado e Montaña de 7 Colores em espanhol. Já em português, pode chamar de Montanha Arco-Íris, Montanha 7 Cores ou Montanha Colorida.
Segundo os moradores da região, a montanha era coberta por gelo e neve de um glacial que derreteu há alguns anos, devido ao aquecimento global. Com isso, acabou revelando a Rainbow Mountain que agora é um dos principais pontos turísticos de Cusco. As cores da Vinicunca são uma reação de vários minerais à água e ao oxigênio, o que não acontecia quando estavam protegidos pelo glacial.
Existem 2 opções para chegar até a Vinicunca. A primeira e mais comum é um passeio bate e volta saindo de Cusco. A segunda é um trekking com alguns dias de duração. O trekking passa por comunidades locais e pela Ausangate (uma das montanhas sagradas dos andes peruanos), até chegar à Rainbow Montain. Há alguns anos atrás, o trekking era a única opção para se chegar à Vinicunca.